sábado, 1 de fevereiro de 2020

Inspeção de Josh Malerman

Opinião:
Este foi um livro que me deixou sem saber o que pensar, foi uma daquelas histórias em que gostei e não gostei.
Adorei o conceito e até da história em si, mas houve partes que me irritaram e que achei que o escritor podia ter desenvolvido de maneira mais "amorosa", mas acabou por ser um bocado mórbido.
Não deixa de ser um bom livro com uma boa história, apenas na minha opinião e no meu gosto pessoal devia de ter um fim mais fofo.
Também aprendemos que o ser humano é imprevisivel, por muito que se queira e se esconda coisas, vai haver sempre uma parte dele que tem curiosidade, que questiona e que nunca está satisfeito.

Sinopse:
J é aluno de uma escola muito peculiar.
J está a ser treinado para se tornar um génio.
J não sabe, mas a sua vida é uma mentira.

Nas profundezas de uma floresta isolada, há uma escola restrita onde 26 rapazes são educados para se tornarem prodígios das artes, ciências e atletismo. Versões melhoradas do ser humano inspecionadas todos os dias, de modo a evitar qualquer tipo de mácula vinda do exterior.

Aos 12 anos, J e os seus irmãos desconhecem o mundo que existe para lá da redoma mantida pelos professores, guardas e disciplina do fundador da escola — que os rapazes conhecem como P.A.I. E enquanto a maioria dos alunos segue à risca as regras da única família que conhece, J começa a detetar pequenas falhas, que aguçam a sua curiosidade. Mas depois das advertências do P.A.I., que o proíbe terminantemente de explorar o que lhe é interdito, J sabe que o castigo para a desobediência é pesado: expulsão definitiva da família… ou pior.

Atormentado pela dúvida e pelo comportamento errático do fundador, J não consegue deixar de se questionar: por que razão os alunos não podem transpor os limites da escola? O que é que há lá fora que eles não podem ver? E, acima de tudo… o que pretende o P.A.I. fazer com os 26 rapazes?

Sem comentários:

Enviar um comentário