sábado, 18 de maio de 2019

Um Amor Perdido de Alyson Richman

Opinião:
Este livro é mais do que um romance passado no tempo da segunda guerra mundial.
Não se consegue escapar ao paralelismo entre as duas personagens femininas, Lenka e Amalia, e como cada uma delas ao se deparar com a mesma situação (colocar-se a salvo mas abandonar a família) toma decisões diferentes e como essa decisão vai influenciar o resto das suas vidas.
Ler a descrição do parto que ocorre em Terezin é angustiante, mas penso que temos a obrigação de ler estas descrições e nunca esquecer o quanto o ser humano pode ser cruel. Talvez assim se evite que algo do género se volte a repetir.
Gostei muito e saber que é baseado em historias reais fez-me apreciar mais a história.

Sinopse:
Nos últimos tempos de tranquilidade na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantos outros, são separados pela guerra.

Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido nos campos de concentração. Mas no gueto nazi de Terezín - e mais tarde em Auschwitz - Lenka sobreviveu, graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver.
Agora, passadas décadas, um encontro inesperado em Nova Iorque reúne Lenka e Josef de novo.
Do conforto da vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa Nazi, Um Amor Perdido explora a resistência do primeiro amor e do espírito humano e a capacidade de recordar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário