domingo, 17 de outubro de 2021

O Livro de Aron de Jim Shepard

Opinião:
Um livro bonito de se ler, porque é contado por uma criança, mas uma história triste, pois fala da guerra e de todas as consequências que daí advém. Gostei de conhecer Aron e de seguir a sua vida, apesar de não ter sido fácil, houve bocados da história que até me veio a lágrima ao olho. Só teve um pequeno pormenor que não gostei muito, havia partes da história que era... eu disse, ele disse, depois eu disse e ele disse... Acho que apesar de perceber o porquê dessas partes (são contadas por Aron), ficaria melhor com um diálogo. História pequena e fácil de ler se desligarmos da parte emocional, apesar de eu achar que é essa parte que faz um bom livro, quando ele nos toca nos nossos sentimentos. 

Sinopse: 
Pela mão do pequeno Aron, somos levados a conhecer a Polónia de 1939, onde ele e a família vivem. Pouco tempo depois, enquanto judeus, são conduzidos ao gueto de Varsóvia, onde a crueldade, a fome e a doença destroem as vidas de quem aí foi aprisionado. Porém, Aron e um grupo de amigos conseguem ajudar as famílias, esgueirando-se do gueto para fazer contrabando. Num relato comovente e intenso, Jim Shepard mostra-nos, através da voz de uma criança, como é possível manter a dignidade humana nas condições mais adversas.

Sem comentários:

Enviar um comentário