segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Pecados Santos de Nuno Nepomuceno

Opinião:
Começo já por dizer que é um excelente livro, apesar de não ser o meu género de livro.
Foi um livro que li em dois dias, o que é excelente para mim, adorei a pequena piada que existe no livro sobre o nome do autor e sobre o primeiro livro que ele escreveu.
Gostei imenso da história que dá várias reviravoltas, que não esperava e que nos prende ao livro.
Para mim só tem um "defeito"... é muito descritivo, o que não é mau e até está excelente para quem quer perceber um bocado sobre outras culturas/religiões, mas como disse não é o meu género de livro por este motivo. Por isso nem posso dizer que é um defeito, tem apenas a ver com o gostar ou não deste estilo de livros.

Sinopse:
Nas comunidades judaicas de Londres e Lisboa, ocorre uma série de homicídios, todos eles recriando episódios bíblicos. Atos bárbaros de antissemitismo ou de pura vingança? Um rabino é encontrado morto numa das mais famosas sinagogas de Londres. O corpo, disposto como num quadro renascentista, representa o sacrifício do filho de Abraão, patriarca do povo judeu. O caso parece ficar encerrado quando um jovem professor universitário a lecionar numa das faculdades da cidade é acusado do homicídio. Descendente de portugueses, existem provas irrefutáveis contra si e nada poderá salvá-lo da vida na prisão.
Mas é então que ocorrem outros crimes, recriando episódios bíblicos em circunstâncias cada vez mais macabras. E as dúvidas instalam-se. Estarão ou não estes acontecimentos relacionados? Poderá o docente vir a ser injustamente condenado? Porque insistirá a sua família em pedir ajuda a um antigo professor, ele próprio ainda em conflito com os seus próprios pecados? As autoridades contratam uma jovem profiler criminal para as ajudar a descobrir a verdade. Mas conseguirá esta mente brilhante ultrapassar o facto de também ela ter sido uma vítima no passado? Abordando temas fraturantes da sociedade contemporânea como o antissemitismo e o conflito israelo-árabe, e inspirando-se nos Dez Mandamentos e noutros episódios marcantes do Antigo Testamento, Pecados Santos guia-nos através das ruas históricas de Londres, Lisboa e Jerusalém, numa viagem intimista e chocante sobre o que de mais negro e vil tem a condição humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário