quarta-feira, 9 de agosto de 2017

A Cor da Paixão de Sveva Casati Modignani

Opinião:
Um livro bastante interessante e com uma história que me prendeu do princípio ao fim, apesar de se passar entre o passado e o presente.
Para mim os livros da Sveva são muito bons e dos que li até agora nenhum me desiludiu, as histórias são sempre muito boas e as personagens super interessantes e cativantes.
Aqui temos a história de Liliana que tem uma família maravilhosa, apesar de todos os defeitos que possam ter, uma família unida e através deste livro podemos ver o evoluir deles. 
Podemos ver principalmente o caminho de Liliana, uma mulher batalhadora que sabe o que quer, mas ainda tem um longo caminho pela frente. Naqueles tempos as mulheres não eram consideradas inteligentes ou capazes de fazer um trabalho de "Homem".
Liliana consegue ir longe sem nunca deixar de ser quem é...
Um óptimo livro que retrata muito bem os tempos difíceis em que as Mulheres começavam a lutar para serem mães e trabalhadoras em altos cargos ou profissões consideradas mais masculinas.
Muito bom e apesar de não ser um livro muito recente, é uma excelente compra/leitura.

Sinopse:
Uma história intensa e vibrante, dominada por uma protagonista corajosa e inesquecível.
Vermelho coral: uma cor que fala de paixão. Como aquela que percorre esta história intensa, dominada por uma protagonista determinada a concretizar os seus sonhos sem se trair a si própria. Na Milão do pós-guerra, Liliana Corti e os seus três irmãos crescem no seio de uma família singularmente unida. Dos pais aprendeu a manter a dignidade e a reivindicar os seus direitos numa sociedade que menospreza os seus elementos mais fracos. No entanto, os tempos estão a mudar e rapidamente chegam os anos do boom económico, da contestação, os dias negros do terrorismo, das relações privilegiadas entre a política e os negócios… 
Liliana, com empenho e sacrifício, constrói uma carreira profissional brilhante, que consegue conciliar com a vida familiar graças à ajuda do marido, um homem carinhoso, compreensivo e disponível. O que não a impede de, por um momento, acalentar a ideia de se entregar a outro homem, e sentir na própria pele a loucura brutal dos que pretendem mudar o mundo pela força das armas. Assiste, desorientada, ao fim da sua longa carreira, mas, uma vez mais, consegue sair vencedora dessa batalha. Com alguma sorte e muita força de vontade, também os seus irmãos conseguiram triunfar na vida…. Mas a verdadeira força dos Corti está na sua coerência intelectual, reforçada pelos valores que lhes foram inculcados desde cedo e que serão decisivos nos seus destinos.
Relatando uma vida vivida com coragem, através de relações de amor e ódio, de momentos de fragilidade e coragem, de acontecimentos passados na história recente de Itália, Sveva Casati Modignani constrói mais um grande romance com um forte impacto narrativo, capaz, ao mesmo tempo, de comover os leitores e de os fazer reflectir e sonhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário