segunda-feira, 1 de maio de 2017

O Ano da Dançarina de Carla M. Soares


Opinião: 
Este livro foi muito difícil de ler, pois não era bem o que esperava, mas não posso dizer que não gostei, apenas que não adorei.
Mais uma vez o meu problema com os autores portugueses veio ao de cima com o primeiro livro que li da Carla Soares (Cavalheiro Inglês), mas decidi experimentar e posso dizer que o adorei e que o recomendo muito mesmo.
Como gostei bastante do livro anterior peguei neste com muito entusiasmo, mas comecei logo por achar que a letra é muito pequena e depois ao princípio achei o livro muito focado num só assunto, sem desenvolvimento, tanto que parei e li outros livros no meio.
Quando voltei a pegar no livro e vi que estava a evoluir já foi muito mais fácil de ler e a história tornou-se muito mais interessante e gostei bastante do final.
Sei que o meu problema também é não gostar muito de história e este é um romance histórico, por isso para quem gosta é um bom livro e de certeza que vai adorar.

Sinopse: 
No ano de 1918, o jovem médico tenente Nicolau Lopes Moreira regressa da Frente francesa, ferido e traumatizado, para o seio de uma família burguesa de posses e para um país marcado pelo esforço de guerra, pela eleição de Sidónio Pais e pela pobreza e agitação social e política. No regresso, Nicolau vê-se confrontado com uma antiga relação com Rosalinda, dançarina e amante de senhores endinheirados, e com as peculiaridades de uma família progressista. Enquanto a Guerra se precipita para o fim e, em Lisboa, se vive a aflição da epidemia e da difícil situação política, a família experimenta o medo e perda, e Nicolau conhece um amor inesperado enquanto trava as suas próprias batalhas contra a doença e os próprios fantasmas. Este é um romance de grande fôlego, histórico, empolgante e profundo, sobre a superação pessoal e uma saga familiar num tempo de grande mudança e turbulência em Portugal.

1 comentário:

  1. Compreendo-te, também não sou muito fã de romances históricos. Leio mas não são os que adoro e devoro! :D
    http://livrosepapel.blogspot.pt/

    ResponderEliminar