quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O Leitor de Bernhard Schlink

Opinião:
Leitura bastante simples, apaixonante... Vemos um rapaz de 15 que se apaixona por uma mulher de 36. Ele lê os livros para a Hanna e do qual ela escuta sempre com atenção, mas há um dia em que Hanna desaparece da sua vida misteriosamente. Já imaginaram o que seria a vossa vida se não soubessem ler? Que trabalhavam bem mas que não sabiam ler e escrever? É complicado. Acredito que nos anos 60 não devia ser nada fácil para quem nunca foi à escola.

Sinopse:
Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta e finalmente fazem amor. Este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael.
Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes. Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor é, desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente. Traduzido em 39 línguas, foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt.

Sem comentários:

Enviar um comentário