segunda-feira, 23 de abril de 2018

O Segredo da minha Mãe de J.L. Witterick

Opinião:
Não é dos temas que mais gosto, pois faz-me impressão imaginar os que as pessoas sofreram desnecessariamente.
Mas gostei imenso deste livro, além de ser pequeno e fácil de ler, as perpectivas das pessoas estão muito bem descritas e a maneira como se ligam, são fantasticas.
O tema é pesado, mas a maneira como foi escrito está muito boa e acabei por não me sentir no meio da guerra, mas sim a ajudar pessoas e a ver a vida sobre outra perspectiva.
Apesar de ser um tema pesado para mim, acho que vale a pena ler e de certeza que vão gostar.

Sinopse:
Contada de quatro perspetivas diferentes, esta é a história comovente de duas mulheres que serão recordadas pela sua tremenda coragem e humanidade.

Em 1939, as tropas de Hitler invadem a Polónia e põem em marcha uma perseguição desumana ao povo judeu. Todos sabem que proteger judeus num país ocupado pelos nazis é uma sentença de morte.

Mas Franciszka e a filha, Helena, movidas por um profundo sentimento de justiça e respeito pela vida humana, decidem arriscar tudo para abrigar duas famílias judaicas e um soldado alemão desertor na sua modesta casa em Sokal. Uma das famílias fica escondida numa cave improvisada por baixo da cozinha. A outra, num palheiro por cima da pocilga. O soldado fica num sótão exíguo.

Para que todos possam sobreviver, Franciszka e a filha terão de ser mais astutas do que os vizinhos e do que os temíveis comandantes alemães, que montam guarda em frente à casa. As duas mulheres estão dispostas a tudo para salvá-los, o que implica não só escondê-los e alimentá-los, mas também conseguir manter acesa dentro deles a chama da esperança.

Sem comentários:

Enviar um comentário